Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Forças israelenses atacam frota de ajuda humanitária em Gaza

Ativistas tentaram furar bloqueio imposto por Israel.
Frota carregava mais de 750 pessoas e 10 mil toneladas de suprimentos.

Soldados israelenses atacaram nesta segunda-feira (31) uma embarcação de um grupo de seis navios da "Frota da Liberdade", que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária para os palestinos na Faixa de Gaza. O exército de Israel afirma que mais de 10 pessoas morreram na operação. Agências internacionais de notícias informam que 30 ativistas ficaram feridos no ataque.
A frota de navios levava um grupo de ativistas e 10 mil toneladas de suprimentos para Gaza. Eles foram interceptados na noite deste domingo (30) em águas internacionais pelo bloqueio israelense.
Imagens da televisão da Turquia mostram militares invadido as embarcações. Oficiais de Israel afirmaram que foram recebidos com resistência pelos ativistas e que haviam recebido ordens para atirar quando estivessem em perigo.
O governo israelense afirma que não atacou nenhum navio, apenas “cumpriu uma ordem do governo que impede que qualquer embarcação se aproxime da Faixa de Gaza sem entrar em contato com Israel”. Em comunicado, o exército de Israel afirma que os suprimentos poderiam ser enviados à Gaza legalmente por meio do seu território.
A operação em alto-mar foi realizada por uma das unidades de elite do exército que não tem experiência em manifestações civis.
Testemunhas que estão nos navios falam que os soldados israelenses desceram sobre as embarcações vindo de helicópteros e abrindo fogo.
O bloqueio à Gaza imposto por Israel e pelos Estados Unidos já dura três anos.

Ativistas antes de partir com 10 mil toneladas de suprimentos
 à Palestina. 
Ativistas antes de partir com 10 mil toneladas de suprimentos à Palestina.

 

0 comentários:

Postar um comentário