Pages

domingo, 30 de maio de 2010

Guatemala declara emergência por conta da tempestade Agatha

Até o momento, 13 pessoas foram mortas pelas fortes chuvas.
Agatha é a primeira tormenta da temporada.

Pedestres na Guatemala enfrentam as chuvas provocadas pela 
tempestade Agatha 
Pedestres na Guatemala enfrentam as chuvas provocadas pela tempestade Agatha.
A Guatemala declarou estado de emergência neste sábado (29) por conta das fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha. Ela é a primeira tormenta da temporada e pode chegar a terra na madrugada deste domingo (30).
Com a erupção do vulcão Pacaya na sexta-feira (28), o número de mortos chega a 14 no país. Cerca de 11 pessoas estão desaparecidas. A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) informou que o total de vítimas pelas chuvas chegou a 12, incluindo quatro crianças que morreram na tarde deste sábado (29) depois que um deslizamento de terra que atingiu sua casa, em San José Pinula, 17 km a leste da capital guatemalteca.
O presidente da Guatemala, Alvaro Colom, confirmou, no entanto, quatro mortos pela tormenta. "Isto é grave. Espero não estar exagerando. Estamos ampliando o estado de calamidade a todo o país".
Agatha é a primeira tempestade batizada na temporada de 2010. Ela se formou neste sábado (29) em águas do Oceano Pacífico e avança rumo à Guatemala, mas os alertas se estenderam ao sul do México e a El Salvador, onde uma morte foi registrada.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade se localiza 260 km a sudoeste do porto de San José de Guatemala, com ventos de 65 km/h. Segundo o relatório, poderá se fortalecer nas próximas horas e chegar a terra no domingo (30).

 

0 comentários:

Postar um comentário