Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010

ONU pede investigação sobre ataque israelense

Conselho de Segurança condenou ação israelense em águas internacionais.
Reunião de emergência durou mais de 12 horas.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta terça-feira (1º) uma investigação “imparcial” sobre o ataque israelense em águas internacionais contra um comboio de navios de ajuda humanitária aos palestinos, e exigiu a liberação imediata de todos os civis presos, informam as agências de notícias.
Ao término de uma reunião de emergência de mais de 12 horas para examinar a situação, o Conselho de Segurança condenou os atos que resultaram na morte de ao menos dez pessoas e vários feridos.
Forças da Marinha de Israel lançaram um assalto contra uma frota humanitária integrada por ativistas de diferentes países que se dirigia a Gaza para entregar produtos de primeira necessidade e medicamentos aos palestinos.
Em declaração, o presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador do México, Claude Heller, pediu "investigação rápida, imparcial e transparente" sobre o incidente desta segunda-feira (31), e disse que a situação de Gaza é "insustentável". Ele ressaltou que a única solução possível para o conflito palestino-israelense é o diálogo”.
A ação da Marinha de Israel resultou na detenção de 480 ativistas, que permaneciam detidos em Ashod, ao sul do país. O grupo seria interrogado nesta terça. Outras 48 pessoas, que também estavam nos navios e foram detidos, esperavam no Aeroporto Internacional Ben Gurion para serem deportadas a seus países de origem, anunciou a rádio pública israelense.

 

0 comentários:

Postar um comentário