Pages

domingo, 27 de junho de 2010

Seções eleitorais fecham na Guiné após histórica eleição presidencial

É a 1.ª vez que país vota para presidente desde a independência, em 1958.
Participação popular foi maciça e não foram registrados distúrbios.

As seções eleitorais começaram a fechar, às 18h locais (15h de Brasília) deste domingo (27), na Guiné, após as primeiras eleições presidenciais organizadas desde a independência, em 1958. Até o momento, não foram divulgados distúrbios nem atos violentos durante o período de votação. A participação do eleitorado foi maciça.

Eleitores comparecem à sessão eleitoral na Guiné para 
primeira eleição democrática do país 
Eleitores comparecem à seção eleitoral para primeira eleição democrática da Guiné. (Foto: Seyllou/AFP)

"Fechamos. A contagem de votos começará logo", disse Abdulay Sylla, presidente de uma seção eleitoral situada em um bairro de Conacri, capital do país. "Verdadeiramente, os eleitores foram muitos", destacou.

No total, 4,2 milhões de guineanos foram convocados a votar para eleger seu presidente entre 24 candidatos - 23 homens e uma mulher, todos civis -, após meio século de ditaduras.

Por volta do meio-dia, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Ben Seku Sylla, assegurou que a eleição transcorria bem, apesar da "falta de material". "A afluência nos obrigou a multiplicar por dois a quantidade de cabines e de urnas em algumas seções", informou.

O ex-general golpista, Sekuba Konate, que preside a Guiné desde a transição iniciada em dezembro, se declarou "orgulhoso" por ter cumprido sua "palavra" ao organizar a eleição presidencial e pediu "unidade e solidariedade".

"Em 50 anos é a primeira vez que a Guiné tem eleições livres e transparentes", disse o general, depois de votar.

No exterior, mais de 122 mil guineanos deveriam votar em 17 países.

Esta eleição crucial foi celebrada nove meses depois do massacre de pelo menos 156 opositores pelas forças da Defesa e da Segurança em um estádio de Conacri.

 

0 comentários:

Postar um comentário