Pages

domingo, 4 de julho de 2010

Morre o aiatolá Fadlalah, guia espiritual do movimento Hezbollah

 Morte do aiatolá Fadlallah, aos 75, foi anunciada neste domingo em Beirute.
Anti-americano, líder religioso foi fundamental para a ascensão xiita no país.

O grande aitolá xiita Mohamed Hussein Fadlalah, considerado o primeiro guia espiritual do partido pró-iraniano Hezbollah e catalogado como "terrorista" pelos Estados Unidos, morreu neste domingo (4), aos 75 anos, em um hospital de Beirute, segundo informou um de seus principais conselheiros.
O grande aiatolá foi internado na sexta-feira (2) por causa de uma hemorragia interna.
Mohamed Hussein Fadlalah era considerado o guia espiritual do Hezbollah durante os primeiros anos deste movimento pró-iraniano fundado em 1982 com o apoio da Guarda da Revolução iraniana.


morte do aiatolá Mohammed Hussein Fadlallah 
Mulheres lamentam sobre poster do aiatolá Mohammed Hussein Fadlallah, cuja morte foi anunciada neste domingo (4), aos 75 anos (Foto: AP)
Como o atual líder do Hezbollah, Hassan Nasralah, estava inscrito na lista americana de "terroristas internacionais" estabelecida em 1995.
Nos anos 1980 a imprensa americana o acusou de estar por trás de vários sequestro de americanos no Líbano por grupos radicais vinculados ao Irã. Outros meios de comunicação o apresentavam, no entanto, como um mediador da crise, e, por fim, seu papel nunca foi esclarecido.

Revolução islâmica
Este aitolá, nascido em 1935 em um família clerical libanesa na cidade de Najaf, no centro do Iraque, muito influente no mundo xiita, se manteve partidário da revolução islâmica iraniana e da luta armada contra Israel.
Em linha com o Hezbollah (o Partido de Deus, em árabe), era a favor da instauração de um regime islâmico no Líbano, apesar de acha que isso só seria possível pela vontade popular.
Por outro lado, rejeitou os chamados à guerra santa de Osama bin Laden e dos talibãs, aos quais considerava seita.
Em 2005 condenou os ataques contra civis depois dos atentados cometidos na estação balneária egípcia de Sharm el-Sheikh.
Autor de vários livros teológicos, o "Sayyed" (título dado aos descendentes do profeta Maomé) era conhecido por sua abertura ao desenvolvimento científico e de sua audácia na interpretação dos textos do Islã.
Fadlallah, um carismático líder de longa barba branca e rosto sereno, também era célebre por seus decretos religiosos considerados tolerantes em relação às mulheres. Por exemplo, em seu decreto ou "fatwas", proibiu a ablação do clitóris e autorizou às mulheres rezar com as unhas pintadas.
Em junho de 2009, em pleno debate sobre o véu integral na França, acusou o presidente francês Nicolas Sarkozy de "oprimir a mulheres e de atacar sua vontade e sua liberdade de escolha ao proibi-la de escolher suas prendas".
Fadlallah escapou de vários ataques. Em um deles, num subúrbio de Beirute, morreram 80 civis em 1985.
*(Com informações da AP e da France Presse)


anúncio da morte do aiatolá Mohammed Hussein Fadlallah 
Libaneses choram a morte do aiatolá Mohammed Hussein Fadlallah; principal clérigo xiita  morreu neste domingo, aos 75, após um longo período doente, anunciou um porta-voz (Foto: Hussein Malla / AP)

 

0 comentários:

Postar um comentário